segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A gente vamos?

Numa conversa informal, se alguém fizesse essa pergunta, muitos responderiam: “com um erro desse, nós não vamos sair do lugar.”

Existe uma grande incógnita em relação à tal questão. Dizer que a gente vamos é correto? Não seria melhor trocar o a gente por nós ou o vamos por vai? Tudo isso é menos complicado do que parece.

De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa, o substantivo feminino “gente” significa, entre outras coisas, multidão de pessoas, povo, os habitantes de uma região, país. Como podemos perceber, o substantivo por si só já adquire caráter de público, apesar de ser singular. Um exemplo é: “A gente vai sair mais tarde.” O verbo seria flexionado no plural se o substantivo gente também estivesse no plural.

Devemos lembrar também que apesar da composição “a gente vai” estar correta, ela representa a estrutura cotidiana da nossa língua falada, podendo assim ser utilizada tranquilamente em bate-papos informais ou em conversas de valor irrelevante.

“A gente” e “nós” representam o plural da primeira pessoa do singular (eu). Tanto uma quanto a outra podem ser utilizadas se forem adequadamente analisadas quando postas nas frases. Fazer a inversão e dizer “a gente vamos” ao invés de “nós vamos” é inadequado, mas não podemos considerar incorreto, ressaltando que isso se aplica à língua falada.

Até pouco tempo atrás, decorar e saber empregar bem as regras complicadas do português, falar “difícil”, entre outras coisas, era para quem “sabia” o corretamente a língua padrão. Hoje, no mundo globalizado, em que é pregado – pelo menos teoricamente – o respeito entre à diversidade e o combate ao preconceito linguístico, já é diferente o pensamento do falante em relação ao certo e ao errado. A questão hoje não é falar dessa ou daquela maneira, e sim conhecer as formas da fala e da escrita e qual português usar nas diversas situações de comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário